Conheça a importância do colchão para a sua saúde 

Você sabe a real importância do colchão para a sua saúde? Esse item presente diariamente em nossa rotina, muitas vezes é negligenciado, e isso acarreta muitos malefícios, tais como insônia, dores e sensação de cansaço mesmo após dormir por longas horas. 

Confira neste artigo tudo o que precisa saber sobre como o colchão é responsável pelo bem-estar e qualidade da sua vida. 

1/3 de toda a vida deitado 

São tantas preocupações que temos em nossa vida, seja os estudos, trabalho, filhos, contas etc. Mas, já parou para pensar, que grande parte da vida, cerca de 1/3 dela, passamos deitados sobre um colchão

Ou seja, são anos e anos de uso de um produto que será o principal responsável em fazer o corpo descansar e relaxar depois de um dia cansativo. Só por isto, já é possível entender a importância do colchão no seu dia adia.  

Muito mais do que dormir 

Todos sabemos que dormir é uma necessidade básica para o cuidado do corpo. Porém, quando dormimos mal, seja no sofá, no carro ou até mesmo no colchão, o corpo não irá descansar completamente. Não basta apenas fechar os olhos e adormecer para que suas energias sejam recarregadas corretamente. 

Quando dormimos de forma adequada, torna-se nítida a mudança positiva. O corpo relaxa, há recuperação fisiológica do organismo e reabastecimento das energias para começar um novo dia. 

Um sono adequado também ajuda a evitar recorrência de doenças, fortalece o sistema imunológico e fornece o descanso necessário para a mente. Todo esse processo ocorre quando o corpo está relaxado, em um colchão ideal para o seu biotipo e gosto pessoal, se preparando para o dia seguinte. 

Acordei com dores. O que houve? 

Há inúmeros incômodos que podem atrapalhar as suas noites de sono, fazendo com que desperte durante a noite, e assim, podendo comprometer a sua saúde. 

Dores no corpo, sensação de cansaço e raiva são alguns dos sintomas que podem surgir. Quando isto se torna frequente, é possível que o problema seja o seu colchão

Um colchão ruim comprometerá a sua saúde, afetando seu sono de forma drástica. Conforme utilizado com o passar do tempo, o colchão apresentará desgaste, acúmulo de ácaros e possíveis desníveis, sendo recomendado a sua troca após 5 a 10 anos

O que pode acontecer se não der importância ao colchão e continuar usando um produto inadequado? 

Sonolência diurna, dores no corpo, sensação de cansaço, insônia, irritação excessiva, má alimentação e outros sintomas surgem ou são potencializados quando dormimos em um colchão ruim, seja pelo longo tempo de uso ou pelas características inadequadas ao biotipo do usuário.  

Nestes casos, o ideal é realizar a troca para um colchão novo. Hoje, há milhares de opções nas lojas, porém, cada uma com tamanhos, materiais de fabricação, molejos e outras características que os diferenciam. 

Escolha o colchão correto 

A importância do colchão deve ser prioridade para um sono de qualidade. Por isto, na hora de trocar o seu, você deve se atentar a alguns pontos bem importantes para escolher um colchão novo corretamente. São eles: 

Densidade da espuma 

A densidade tem relação com o quanto de peso a espuma do seu colchão pode suportar sem deformá-lo. É calculada de acordo com a quantidade de espuma em sua composição por m³. O código de identificação da densidade de cada modelo está presente em suas laterais, sinalizado com a letra D e a numeração que corresponde ao kg da espuma em 1m³.  

Tamanho 

A escolha do tamanho deve levar em consideração se será utilizado por uma ou duas pessoas, além de altura e peso de ambos. 

Também deve atentar-se ao tamanho do quarto, caso adquira modelos maiores como queen e king size. Sempre tire as medidas do produto e do ambiente, considerando que ainda deve haver um espaço mínimo para circulação ao redor da cama. 

Se atente, também, ao tamanho das portas, corredores, escadas ou elevador da casa ou prédio, para evitar imprevistos no momento de levar o produto até o quarto.  

Material 

Grande parte do processo da escolha do colchão novo é determinada pela preferência e melhor adaptabilidade de quem irá utilizá-lo. 

Existem modelos feitos somente de espuma, ou ainda, aqueles que unem diferentes materiais, como é o caso dos colchões de molas. Além de terem uma camada com o sistema de molejo, contam com lâminas de espumas para proporcionar ainda mais conforto.  

Essa escolha deve ser feita pensando na durabilidade, conforto e qualidade de cada colchão 

Firmeza 

O nível de firmeza possui relação com a necessidade do seu uso e como você se adapta ao colchão. Há modelos com um alto nível de firmeza, indicados para tratamentos ortopédicos e melhor alinhamento das costas. 

Já o modelo macio é focado no conforto, como seu nome diz, oferecendo maior maciez a quem se deita. Além do modelo intermediário, que une o melhor dos dois mundos.  

Experimente 

O mais importante de tudo: vá até a loja e experimente os colchões, deitando-se por alguns minutos nos modelos em que se interessar. Desta maneira, você irá escolher algo 100% assertivo. Teste as opções e veja o que melhor se encaixa à necessidade do seu corpo. 

Fale com um especialista 

Para não ter qualquer tipo de erro, busque um profissional expert no assunto para te ajudar. 

Aqui na Loja dos Sonhos, nossos vendedores possuem expertise para dar a devida importância ao seu colchão e te ajudar a escolher o modelo ideal para você. 

Estamos aqui para ajudá-lo nessa tarefa. Fale com um de nossos profissionais pelo nosso WhatsApp ou visite a Loja dos Sonhos mais próxima de você, em Sorocaba (SP).  

conteúdos relacionados

Outros posts que você pode se interessar

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress